quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Planejamento. A bola da vez.


Bem, nos posts anteriores focamos nossa conversa na área de Redação Publicitária e agora, seguiremos para outros pontos de uma agência. Mais especificamente, Planejamento. Vocês sabem o que um planejador faz? O que é planejar?!!Vamos láh... perguntando aleatoriamente para algumas pessoas, o conceito dessa palavrinha “Planejamento” ( uma espécie de Brainstorming), algumas palavras-chaves foram lançadas: problema, solução, resolver, sucesso, busca, investigação, detalhe, diferencial, alvo, público, valor etc... Hummmm, isso já foi um bom começo, mas como definir realmente essa área?


O termo planejamento é bastante amplo e, por esse motivo, merece alguns esclarecimentos. Planejamento é algo que rege as ações; é o que fazemos antes de agir, de tomar uma decisão, visando atingir um objetivo. É, portanto, um processo de decidir o que fazer e como fazer, antes de fazer. Em uma agência de comunicação, a atividade do planejamento é exercida pelo diretor de planejamento. É ele quem vai planejar as campanhas dos anunciantes. Para tanto, o perfil desse profissional deve ser o de uma pessoa arrojada, empreendedora, com visão ampla de mercado e que tenha vivenciado todas as áreas de uma agência de comunicação, além de ter trabalhado do outro lado da mesa , ou seja, ter sido anunciante. Em muitas agências, a atividade de um planejador é compartilhada com o profissional de atendimento.Ambos devem possuir a característica de liderança associada ao bom relacionamento. É imprescindível que o profissional de planejamento tenha em mente que cada cliente e cada campanha precisam de tratamentos individualizados. Cada caso é único, com objetivos diferentes e com situações de mercado diferentes. Portanto, conhecer o perfil do cliente e da empresa é condição imprescindível para esses profissionais.

Teoricamente:
  1. Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos - permite controle apropriado, produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente, melhor coordenação das interfaces do projeto, possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos, e propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.

  2. O planejamento (br.) ou planeamento (pt.) é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado (Lacombe (2003, p.162).

  3. O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

3 comentários:

Mrs Silverfox disse...

gostei bastante

Diego Abreu disse...

Pessoal, no segundo parágrafo, quando vocês abordam o perfil do planejador, faltou referendar o texto, que é do livro "Administração em Publicidade" da Marcélia Lupetti.

João Paulo disse...

Olá, achei bem bacana. Estou começando, logo de cara, no planejamento, e pouco se fala informalmente sobre essa função. Pelo que vi até agora, planejamento e atendimento são mesmo inseparáveis.
Abraços, até a próxima!